sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Neosolteiros

"Neosolteiros: um estilo de vida por convicção" - Este é o título de reportagem disponível no blog Belelu* que retrata a realidade de solteiros(as) mexicanos(as). 


O que chamam de "neosolteiros" se aproxima do que vem sendo discutido aqui no Brasil como as "novas solteiras" (por Eliane Gonçalves) e da discussão que faço sobre "solteirice" na minha tese. As mudanças nas formas de viver e de ver a "solteirice" mostram que os estigmas estão se rompendo e dando lugar a concepções mais positivas para quem se encontra nesta condição social.



Interessante a discussão sobre os "neosolteiros" é ver como o casamento e constituição de família não são focos da vida destas pessoas, e sim, a carreira e as relações sociais (ou isolamento voluntário), tal como pude discutir na Tese. 



O estilo de vida descrito na reportagem é adotado por pessoas com nível intelectual alto, independentes financeiramente e que se sentem seguras de si. Estas pessoas rompem com as expectativas do casamento e buscam desfrutar a vida fora desta instituição.



A definição dos neosolteiros na reportagem é a seguinte: 



"Son profesionales muy calificados, desenvueltos, competentes, seguros de sí mismos, con un alto nivel cultural.


No tienen por referente social la pareja, no están obsesionados por la estabilidad económica, que ya han alcanzado, no renuncian a las comodidades y más bien las buscan y saben disfrutarlas, no quieren sufrir experiencias dolorosas o defraudantes en el terreno del amor, no es para ellos una prioridad la vida en pareja ni casarse y no les supone trauma la cama vacía, que consideran suficientemente compensada con el éxito profesional."

* Endereço para acessar a reportagem completa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário