terça-feira, 1 de setembro de 2015

A solteirice em estudo (PIBIC/ UFBA 2015-2016) e questionário para solteiros/as

A pesquisa sobre solteirice vai ter continuidade no período de 2015-2016 dentro da Universidade Federal da Bahia, em grupo de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, com apoio da Fapesb - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. A equipe de pesquisa é composta por: Profa. Darlane Andrade (coordenadora), Aline Pinheiro, Irani Santos, Samara Amorim (estudantes da UFBA).

O objetivo principal do estudo atual é identificar e conhecer práticas sociais e afetivas de homens e mulheres solteiros que moram sozinhos e pertencem à nova classe média em Salvador. O estudo fará uso de instrumentos quanti e qualitativos para construção de dados, que serão dialogados com estudos sobre o tema realizados pela coordenadora da pesquisa e outros em diferentes contextos. 


Os critérios para participação são: Ter idade entre 30 e 60 anos, morar sozinho(a) em Salvador e ser solteiro(a), ou seja, não estar engajado(a) em uma relação de casamento/morar junto. 

Para participar, basta solicitar o questionário por email: pesquisa.solteirice@gmail.com ou responder o questionário online (copie e cole o link)


https://docs.google.com/forms/d/1UgvPrwtGSXqS7apeom2TOEF-_cYy1kcEp67YuX72ppw/viewform?usp=send_form

2 comentários:

  1. Vale a pena consultar o importante estudo da professora Claudia Maia, da Unimontes: "A invenção da solteirona: conjugalidade moderna e terror social - Minas Gerais (1890-1948)". Florianópolis: Editora Mulheres, 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Constância! Este livro está citado em meu estudo de tese. Cláudia Maia faz uma ótima leitura da construção sócio-histórica da solteirice no Brasil. Abraço!

      Excluir