domingo, 8 de maio de 2011

Definições de "solteirice"

A definição de "solteirice" que tem sido construída pelos(as) participantes da pesquisa tem mostrado até o momento três dimensões interessantes: 
(Os nomes postados aqui são fictícios, para preservar a identidade dos/as participantes)

1) Solteirice como um estado civil, dito de quem não é casado (ou não está casado/a no momento. Muitas vezes esta definição se confunde com quem está ou não namorando)

  "Acho que ser solteiro é como um estado civil. Às vezes as pessoas que estão namorando dizem que estão casadas, mas ser solteiro é não ser casado, para mim. Ser solteiro é não ter ninguém" (Lucas, 46, pardo, heterossexual,baiano).


2) Solteirice como uma condição temporária (até que se case)

"Eu sempre digo, "estou solteira", porque eu posso encontrar alguém. Há sempre a possibilidade de encontrar alguém. Ninguém fica solteiro para sempre. As pessoas namoram, elas podem se casar".  (Aline,37 anos, branca, heterossexual, mineira)
     
Esta discussão envolve os desafios de encontrar a "pessoa ideal" ou o tipo de relacionamento "ideal".



 3) A solteirice é um estilo de vida

 "Nós, [solteiros] temos um jeito diferente de viver. Eu acho que o que a gente consome é diferente, você entende? Eu vejo que podemos fazer muitas coisas que as pessoas casadas não podem. Quando você está casado, você não faz o que quer por causa do seu filho, porque a prioridade é a família. Então, podemos fazer coisas diferentes das pessoas casadas" (Natália, 41 anos, parda, heterossexual, baiana)

"Se eu estou solteira por uma no ou mais eu começo a ser solteira. Ser solteira começa a se tornar uma entidade" (Carla, 32 anos, branca, heterosexual, baiana)
     
Nesta discussão, estilo de vida e identidade dialogam, constituindo um "jeito próprio" de ser e criando uma cultura de "ser ou viver solteiro/a"

Mais discussões sobre estas dimensões da solteirice serão desenvolvidas no estudo!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário