Reportagem: “Eles moram sozinhos e estão transformando nossas cidades”
Keise Fernanda Aguiar*
"O número de pessoas que vivem só cresceu 80%
nos últimos anos. Elas frequentam mais bares, restaurantes e espaços públicos e
estão ajudando a revitalizar a vida urbana".
É
apontado também que apesar de viverem sozinhos/as, eles/as não são solitários/as,
pelo contrário, esse estilo de vida estimula a interação social, já que eles
passam mais tempo com amigos, vizinhos e familiares, além de estarem criando
uma rede social maior de relações, pessoais e profissionais por meio da
tecnologia de comunicação.
*Estudante
de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa; Integrante do PEX Estudo sobre estilo de vida de solteiros/as, coordenado pela professora Darlane
Andrade.
Reportagem: “Brasil, Um País De Solteiros”
Maiane Santos Sauer*
"Pesquisa por
Amostra por Domicílios (Pnad) mostra que 48,1% da população se declara solteira.
Entre 2009 e 2011, 800 mil pessoas passaram a morar sozinhas"
A notícia a ser
apresentada “Brasil, um país de solteiros”, foi redigida por Pollyane Lima e
Silva e Cecília Ritto, no Rio de Janeiro, em 21/09/2012 - encontrada no Acervo
Digital Revista Veja, no site da Editora Abril. A reportagem visa o público
adulto que está ou planeja aderir a uma vida independente, tendo um dos facilitadores a sua inserção no mercado
de trabalho.
A reportagem aborda uma pesquisa
realizada pela Pnad, que aponta como a população de pessoas solteiras cresce
a cada ano, discutindo também que os jovens estão ingressando cedo no mercado de
trabalho e já procurando os famosos “lofts, kitnets, quartos-sala” para
morarem porque buscam um espaço compacto e acessível para
suas necessidades de solteiros.
A reportagem discute ainda, que as
pessoas solteiras, moram sozinhas, mas não deixam de “viver” sozinhas, pois
realizam festas, encontros entre amigos, filmes, jogos, e precisam de uma
comodidade para receberem seus convidados; logo, o mito da solidão entre os
solteiros é algo que está sendo desconstruído.
Outro fator importante citado na
reportagem é de que as marcas multinacionais estão se estruturando para atraírem
os/as consumidores/as solteiros/as (que vivem sozinhos/as) que certamente
aumentarão seus lucros, pois esta população tem crescido a cada ano, e mostra
que a economia brasileira está em desenvolvimento.
*Estudante
de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa; Integrante do PEX Estudo sobre Estilo de
Vida de Solteiros/as em Salvador, coordenado pela professora Darlane Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário