A norte americana Sasha Cagen escreveu o livro "Quirkyalone: A Manifest for Uncompromising Romantics" retratando o lado positivo de se estar sozinho/a, desde que a pessoa desfrute desta condição. Em seu blog, divulga reflexões, cursos, experiências de pessoas solteiras que adotam uma perspectiva positiva quanto à solteirice. De um modo interessante, por apontar críticas a obrigatoriedade de se estar em par/casal, promove a auto-satisfação e busca de relações afetivas mais espontâneas e que tragam também a satisfação de estar junto.
No mês de fevereiro, quando se comemora o "Valentine´s Day", Sasha promoveu a construção de cartões que valorizem os solteiros e solteiras, e de todas as formas de relações. Também promoveu encontro de pessoas para compartilhar da alegria de estar solteiro/a.
A iniciativa da autora de dar visibilidade à solteirice, no dia dos namorados tem ganhado adeptos nos Estados Unidos e em diversos países, contudo, no Brasil não parece atingir a grande massa - porque para isso precisaria de um movimento muito maior - que recebe mensagens midiáticas cotidianas reforçando uma cultura (ainda hegemônica) de casais.
Espero que o movimento dos Quirky´s se espalhe e ganhe força para valorização das diversidades de modos de ser e de viver. Isto porque, nas práticas sociais, essa diversidade é realidade (!!!)
Para conhecer o trabalho de Sasha Cagen, visite site: http://sashacagen.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário