terça-feira, 1 de maio de 2012

Salvador: a capital dos/as divorciados/as



Salvador já foi considerada a capital do/as solteiros/as dentre as outras capitais brasileiras (dados censitários de 2000). O que o recente censo do IBGE revela é que a capital baiana é também a campeã dos divórcios no Nordeste - quase 4 mil processos, no ano de 2010. 

Os motivos para o divórcio estão relacionados aos desencontros dos pares frente ao projeto de vida em comum que há de ser construído no casamento - e que faz parte da difícil tarefa de balancear a individualidade com a conjugalidade; ao fim do sentimento de amor - ou mudanças na qualidade desse sentimento, visto que as pessoas tendem a se casar mais por amor do que por outros interesses; e por outros motivos que podem gerar conflitos no casamento e desencadear no fim deste como a descoberta de uma traição, por exemplo. 

Neste processo, chama atenção como a independência feminina dá condições - materiais e emocionais - para que as mulheres que estão insatisfeitas com o casamento, optem pelo divórcio e busquem outras possibilidades. E também atenta para as mudanças nas funções sociais do casamento que tendem a atender mais as expectativas individuais do que a união econômica de duas famílias.

Vejam reportagem, na qual colaborei, no Jornal da Record da Bahia, veiculado em 22 de março deste ano.

://www.itapoanonline.com/portal/tv/bahiarecord/video.aspx?id=155509


Nenhum comentário:

Postar um comentário