"POR ONDE CIRCULAM OS SOLTEIROS E AS SOLTEIRAS EM SALVADOR? ESPAÇOS DE LAZER E SOCIABILIDADES NA CIDADE" . Este será o tema do trabalho da pesquisa sobre "solteirice" que será apresentado no dia 6 de setembro às 14hs no II Seminário Enlaçando Sexualidades - Direito, Relações Etnorraciais, Educação, Trabalho, Reprodução, Diversidade Sexual, Comunicação e Cultura. O seminário acontecerá no Centro de Convenções em Salvador, entre 4 a 6 de setembro.
Mais informações no site: http://enlacandosexualidades.wordpress.com/
Confira a proposta da apresentação:
Esta apresentação traz reflexões a partir de resultados preliminares do estudo de doutorado sobre a “solteirice” na contemporaneidade que vem sido desenvolvido no PPGNEIM/UFBA desde o ano de 2008. O estudo adota uma perspectiva feminista, tendo, portanto, caráter interdisciplinar e utiliza gênero como a principal categoria de análise. A partir de uma abordagem combinada que utilizou grupos focais e questionários, trarei dados sobre modos de vivenciar a “solteirice” em uma amostra total de 38 pessoas de ambos os sexos, solteiros/as de diferentes orientações sexuais, adultas/os, de classe média que moram sozinhas/os em Salvador. O foco aqui será dado às principais atividades de lazer e formas de sociabilidade em espaços na cidade frequentados predominantemente por pessoas solteiras, atentando para as relações estabelecidas nestes espaços, assim como as proximidades e diferenças no que se refere aos marcadores de gênero, classe, idade/geração, orientação sexual e raça/etnia. Para tanto, além dos instrumentos utilizados, foram feitas observações em diferentes espaços de lazer na cidade, tais como bares, praias, diferentes espaços no Carnaval, shoppings e boates, referidos pelos/as participantes do estudo e pela literatura. Os resultados preliminares mostram aspectos das práticas de sociabilidade e modos de viver da classe média soteropolitana, as funções dos espaços de lazer em termos de manutenção de relações de amizade e exercício da sexualidade em encontros amorosos fortuitos e/ou a busca de relações mais estáveis para os/as solteiros/as, as performances de gênero nestes espaços e dentre outras questões, as segregações visíveis nos espaços que dividem pessoas solteiras e casadas, heteros e LGBTT, pessoas jovens e maduras/os, negros/as e brancos/as, que no movimento de ocupação dos espaços, constroem territórios próprios e criam códigos de sociabilidade.
* * *
MAIS NOTÍCIAS SOBRE CIRCUITOS DE SOLTEIROS/AS EM SALVADOR
Para saber mais onde circulam pessoas solteiras na cidade, indico o site do ALDEIA NAGÔ, onde são divulgadas notícias sobre o que acontece na cena cultural de Salvador como destaque para os circuitos alternativos!
* * *
A PESQUISA CONTINUA!!!!
No momento estamos colhendo mais dados sobre modos de viver a "solteirice" na cidade, utilizando questionários. Interessados(as) em colaborar, enviar email para pesquisa.solteirice@gmail.com
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário